sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) concedeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (21). A condecoração foi realizada um dia após a morte de Cleriston Pereira da Cunha, cujo pedido de soltura por motivos de saúde fora ignorado pelo ministro. A Ordem de Rio Branco é destinada a "serviços meritórios e virtudes cívicas."
"Clezão", como era conhecido Cunha, tinha 46 anos, era empresário, casado e pai de duas filhas, mas faleceu na manhã da última segunda-feira (20), vítima de uma convulsão seguida de parada cardiorrespiratória após o banho de sol no Presídio da Papuda. Ele é a primeira vítima fatal entre os presos do 8 de janeiro.
Desde 1º de setembro, havia um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à soltura do preso, em razão de seu estado de saúde. No parecer, o subprocurador Carlos Frederico dos Santos afirmou que “não se justifica a segregação cautelar, seja para a garantia da ordem pública, seja para conveniência da instrução criminal, especialmente considerando a ausência de risco de interferência na coleta de provas”. Mesmo assim, o ministro Alexandre de Moraes não se manifestou.
Honrarias
Além de Moraes, Lula também concedeu a honraria à sua mulher, Rosângela da Silva (Janja); à vice-primeira-dama Lu Alckmin; ao seu ex-advogado e agora ministro do STF, Cristiano Zanin; ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e a demais aliados e ministros de seu governo.
Lula homenageou também senadores como Eliziane Gama (PSD-MA) e deputados como Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Gleisi Hoffman (PT-PR). A lista inclui ainda a ex-presidente do STF Rosa Weber, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21). Em outros graus da honraria (comendador, oficial e cavaleiro), mais de uma centena de outras personalidades foram condecoradas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10