sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

UFMG faz pedido para Anvisa de testes em humanos de vacina contra Covid

POR | 01/08/2021
UFMG faz pedido para Anvisa de testes em humanos de vacina contra Covid

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

S

Segundo informações publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado (31), pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram um pedido de autorização na sexta-feira (30/7) para o início dos testes em humanos da Spintec, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade. Neste caso, a solicitação foi para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico.

 

 

A Universidade explicou que as duas fases serão desenvolvidas concomitantemente e estão previstas para setembro. A primeira, a ser realizada com cerca de 40 voluntários, tem o objetivo de avaliar a segurança da vacina, para identificar se ela provoca ou não efeitos adversos.

 

 

Em relação a fase 2, o estudo vai reunir 150 a 300 voluntários, buscando comprovar a capacidade imunogênica da vacina, isto é, de induzir a geração de anticorpos e células de defesa específicas contra o coronavírus.

 

 

Quanto aos voluntários, os pesquisadores propõem que seja com pessoas que já receberam duas doses da vacina Coronavac há pelo menos seis meses. A ideia é avaliar a capacidade de resposta imunológica do organismo à terceira dose de um imunizante.

 

 

Segundo a Anvisa, a análise da solicitação "considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais".

 

 

Antes de o pedido ser formalizado, representantes da agência já tinham realizado reuniões prévias com os desenvolvedores da Spintec para orientações e esclarecimentos. O último encontro foi realizado no dia 14 de junho, quando foram discutidos o andamento dos testes e os aspectos regulatórios a serem observados para a submissão do pedido da pesquisa clínica.

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: