sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Segundo informações publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste sábado (31), pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram um pedido de autorização na sexta-feira (30/7) para o início dos testes em humanos da Spintec, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade. Neste caso, a solicitação foi para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico.
A Universidade explicou que as duas fases serão desenvolvidas concomitantemente e estão previstas para setembro. A primeira, a ser realizada com cerca de 40 voluntários, tem o objetivo de avaliar a segurança da vacina, para identificar se ela provoca ou não efeitos adversos.
Em relação a fase 2, o estudo vai reunir 150 a 300 voluntários, buscando comprovar a capacidade imunogênica da vacina, isto é, de induzir a geração de anticorpos e células de defesa específicas contra o coronavírus.
Quanto aos voluntários, os pesquisadores propõem que seja com pessoas que já receberam duas doses da vacina Coronavac há pelo menos seis meses. A ideia é avaliar a capacidade de resposta imunológica do organismo à terceira dose de um imunizante.
Segundo a Anvisa, a análise da solicitação "considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais".
Antes de o pedido ser formalizado, representantes da agência já tinham realizado reuniões prévias com os desenvolvedores da Spintec para orientações e esclarecimentos. O último encontro foi realizado no dia 14 de junho, quando foram discutidos o andamento dos testes e os aspectos regulatórios a serem observados para a submissão do pedido da pesquisa clínica.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10