quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

TSE registra recorde no número de jovens interessados em votar

POR Thaynara Morais | 21/04/2022
TSE registra recorde no número de jovens interessados em votar

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano. O número de adolescentes no processo eleitoral era o menor nível das últimas três décadas.

 

 

De acordo com a Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais do país. Entre janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos respectivamente.

 

 

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida  pela  Justiça Eleitoral nas redes sociais. Celebridades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, participaram do chamamento.

 

 

Estatísticas oficiais apontaram que até janeiro deste ano o TSE registrava o total de aproximadamente 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

 

 

O cadastro eleitoral seguirá aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e regularize eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: