sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na noite de quinta-feira (25), o Ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que algumas redes sociais retirassem do ar publicações que continham desinformações sobre o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que oferece aos eleitores diversos serviços digitais.
A determinação de Araújo atendeu a um pedido da coligação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).
Sete posts com informações falsas nas redes sociais Twitter, Gettr e Facebook deverão ser retirados do ar.
Nas publicações há um vídeo segundo o qual o QR Code do aplicativo e-Título, que serve para verificar a autenticidade do título de eleitor digital, já contabilizaria de forma automática, ao ser lido, voto em Lula.
A Justiça Eleitoral através do portal Fato ou Boato, e também diversos outros serviços de checagem já se esforçaram para esclarecer que essa informação seria falsa, mas ainda assim continua a ser disseminada por pessoas com cargo eletivo.
O QR Code do e-Título serve somente para a autenticação do documento “não substitui a urna eletrônica, não é usada para contabilizar votos e não interfere na votação em si”, frisou o ministro. As publicações impugnadas, de fato, são manifestamente inverídicas, resultando, em alguma medida, repercussão ou interferência negativa no pleito, o que é objeto de preocupação da Justiça Eleitoral”, acrescentou ele.
A determinação da retirada das publicações deve ser feita em 24 horas a partir da notificação da decisão, bem como a citação dos envolvidos para que se manifestem se assim desejarem.
Fontes: Agência Brasil
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10