sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

TSE e WhatsApp anunciam banimento de mais de mil contas após denúncias

POR Ana Carolina Morais | 20/11/2020
TSE e WhatsApp anunciam banimento de mais de mil contas após denúncias

Reprodução / Canal Tech

O

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp anunciaram, nesta quinta-feira (19), após o primeiro turno das eleições municipais de 2020, que mais de mil contas foram banidas da plataforma após denúncias por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo.

 

 

A medida foi possibilitada devido à parceria entre o Whatsapp e o TSE, que se juntaram para combater a viralização de notícias falsas nas Eleições 2020 por meio do Programa de Enfrentamento à Desinformação da corte eleitoral.

 

 

O canal criado pelo órgão recebeu 4.759 denúncias entre 27 de setembro a 15 de novembro, onde 129 foram descartadas por não serem relacionadas ao período eleitoral, o que totalizou 4.630 casos que foram repassados ao app para análise de possível violação dos Termos de Serviço.

 

 

Foi identificado pela plataforma, depois da primeira etapa de revisão, diversos números duplicados e inválidos, ou seja, que não possuíam uma conta válida de WhatsApp relacionada. Entre as 3.236 contas legítimas identificadas, 1.004 foram banidas pela violação dos Termos de Serviço do app, sendo que mais de 63% destas já haviam sido bloqueadas anteriormente de modo proativo e automático pelo sistema de integridade do aplicativo de mensagens, antes mesmo de serem reportadas.

 

 

Além deste canal de denúncias, a parceria estabelecida entre o órgão eleitoral e o aplicativo incluiu mais três iniciativas: o chatbot “Tira-dúvidas no WhatsApp”, que facilitou o acesso dos eleitores à informações importantes sobre as eleições; os cursos de capacitação para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como confrontar a desinformação nas plataformas digitais; e ainda foi realizada a disponibilização de um pacote de figurinhas de forma a incentivar o engajamento das pessoas no processo eleitoral.

 

 

Com informações do Jornal Opção

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: