terça-feira, 01 de outubro de 2024

Brasil

TSE e agências de checagem de informações estabelecem parceria

POR | 24/10/2018
TSE e agências de checagem de informações estabelecem parceria
A

Agências de checagem de informações apresentaram um documento com propostas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cuidar das notícias falsas divulgadas nessa última semana do período de eleições. As agências expuseram um documento que propõe a criação de um canal entre elas e o TSE. Nesse canal seriam feitas perguntas objetivas para checar informações que saírem no fim de semana do segundo turno.

 

 

As agências pediram também a parceria com especialistas em direito eleitoral e sistemas de votação para prestarem esclarecimentos sobre dúvidas relatadas pelos eleitores. Além disso também solicitaram a participação de assessores dos Tribunais Regionais para prestarem explicações sobre as denúncias feitas sobre mal funcionamento de urnas e incidentes do tipo e também para dar suporte em cada site.

 

 

O documento apresentado também demanda que os órgãos responsáveis iniciem campanhas para ensinar ao público como identificar e evitar as notícias falsas. Também pediram uma medida que garanta segurança aos jornalistas, que sofreram diversos ataques por tentarem desmentir as informações enganosas, mais de 130 casos de acordo com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

 

 

O TSE e as agências também se reuniram com representantes das redes sociais mais usadas, e fizeram uma crítica ao WhatsApp, veículo em qual mais ocorre a divulgação de notícias falsas. A representante dessa rede, Keyla Maggessy, não soube informar se a plataforma é capaz de identificar envios em massa de mensagens e nem quantas pessoas são responsáveis por acompanhar a comunicação no período eleitoral.

 

 

A ONG Safernet, integrante do Conselho Consultivo do TSE, sugeriu ao WhatsApp que limitasse o número de destinatários possíveis para se encaminhar uma mensagem e também que limitasse a quantidade de grupos que um usuário poderia fazer parte.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: