sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu, nesta sexta-feira (20), mais um alerta para fake news relacionadas às eleições municipais. A mensagem falsa que está circulando atualmente nas redes sociais afirma que, em algumas cidades, o pleito será anulado devido à suspeita de fraude nas urnas eletrônicas.
De acordo com o TSE, desde 1996, quando o voto por meio eletrônico foi implantado, nunca houve qualquer ocorrência de fraude no sistema de votação. Segundo a nota emitida pelo Tribunal, o dispositivo possui 30 camadas de segurança que coíbem fraudes. Os dados armazenados no aparelho são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou bluetooth, com lacres de segurança que alertam sobre tentativas de violação.
Além disso, ainda há o fato de que a votação pode ser conferida, por todos os partidos políticos, nos boletins emitidos pela urna (relatório impresso que apresenta os votos proferidos pelo eleitor para cada candidato) que são fixados na porta das seções eleitorais no fim do dia de votação.
Com informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10