quinta-feira, 17 de julho de 2025

Brasil

Trump quer Coca-Cola com outra receita diferente da tradicional; entenda

POR Marcos Paulo dos Santos | 17/07/2025
Trump quer Coca-Cola com outra receita diferente da tradicional; entenda

Foto: Reprodução/ Instagram

O

O ex-presidente Donald Trump voltou aos holofotes com uma proposta inusitada: mudar a fórmula da Coca-Cola vendida nos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que a empresa teria concordado em substituir o tradicional xarope de milho por açúcar de cana — iniciativa que, segundo ele, faz parte da campanha “Make America Healthy Again”, liderada ao lado de Robert F. Kennedy Jr.

 

“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, declarou Trump. A empresa, no entanto, não confirmou a mudança e limitou-se a agradecer “o entusiasmo do presidente Trump”, prometendo mais novidades em breve.

 

Atualmente, a Coca-Cola americana utiliza xarope de milho com alto teor de frutose, ingrediente comum e mais barato nos EUA. Já em países como Brasil, México e Reino Unido, a fórmula leva açúcar de cana ou beterraba.

 

A proposta gerou forte reação da indústria do milho, especialmente nos estados do Centro-Oeste americano. “A troca significaria a perda de milhares de empregos, redução na renda agrícola e aumento nas importações de açúcar, sem ganhos nutricionais”, criticou John Bode, da Associação de Refinadores de Milho.

 

Nutricionistas também veem pouco impacto na saúde pública, já que, segundo eles, o problema está no consumo excessivo de açúcar, e não em sua origem.

 

Apesar das críticas, Kennedy Jr. defende a substituição como parte de uma revisão nas diretrizes alimentares, apontando o xarope de milho, corantes e óleos de sementes como grandes vilões da obesidade infantil.

 

A polêmica esbarra ainda em disputas econômicas e eleitorais: enquanto o milho domina no Centro-Oeste, o açúcar é forte no Sul, especialmente na Flórida — estado estratégico para Trump.

 

Se confirmada, a mudança seria a mais significativa na Coca-Cola desde a controversa “New Coke”, de 1985. A curiosidade? Trump, defensor de uma Coca mais natural, é conhecido por consumir frequentemente a Diet Coke — adoçada com aspartame.

 

Com informações de Mais Goiás.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: