sexta-feira, 26 de setembro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Trump elogiou o chefe de Estado brasileiro, a quem chamou de “homem muito agradável”, destacando que tiveram uma “química excelente” em breve encontro nos bastidores.
Tradicionalmente, o presidente do Brasil abre as assembleias anuais da ONU. Na sequência, Trump discursou e comentou sobre a rápida conversa com Lula. “Encontrei o líder do Brasil ao entrar aqui e falei com ele. Nos abraçamos. As pessoas não acreditaram nisso. Conversamos e concordamos em conversar na próxima semana. Foi uma coisa muito rápida, mas uma química excelente. Isso foi um bom sinal”, afirmou.
Apesar do tom amistoso, o presidente norte-americano reforçou que as tarifas de 50% aplicadas sobre produtos brasileiros são uma medida de defesa da soberania dos EUA contra práticas que, segundo ele, prejudicaram a economia americana por décadas. Trump acusou o Brasil de cobrar “tarifas imensas e injustas” e de adotar medidas que ferem direitos e liberdades, citando censura, repressão e o uso do sistema judicial como instrumento político.
O governo brasileiro, em resposta, destacou que os Estados Unidos tiveram superávit de mais de US$ 400 bilhões no comércio com o Brasil nos últimos 15 anos, o que não justificaria novas taxas. Em carta, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou as acusações de censura e afirmou que as decisões da Corte visam proteger a liberdade de expressão.
Trump, no entanto, sinalizou abertura para um alinhamento: “O Brasil pode se dar bem se trabalhar conosco. Sem a gente, vão falhar como outros falharam.”
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Alviverde voltou a vencer o River e confirmou a vaga entre os 4 melhores do continente; São Paulo e Flamengo jogam nesta quinta (25)