sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Foto: Divulgação
Um trisal formado por três homens, de 57, 40 e 24 anos, foi preso em Planura, no interior de Minas Gerais, acusado de submeter dois funcionários a condições análogas à escravidão. As vítimas, um homem homossexual de 32 anos e uma mulher transgênero, ambos uruguaios, foram encontrados em situação de cárcere privado.
A operação, chamada "Novo Amanhã", foi realizada pelo Ministério do Trabalho entre os dias 8 e 15 de abril. Segundo as investigações, os acusados, um contador, um professor e um administrador aliciavam vítimas com falsas promessas de emprego, moradia e cursos profissionalizantes.
Um dos trabalhadores relatou que foi obrigado a tatuar as iniciais dos patrões e a atuar como empregado doméstico, sofrendo agressões constantes. Já a mulher trans afirmou ter sido explorada por seis meses, período em que sofreu um AVC, possivelmente causado pelas agressões e pelo estresse.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o trisal mantinha um esquema para atrair pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eles vão responder por tráfico de pessoas, trabalho forçado, cárcere privado, exploração sexual e violência física e psicológica.
Durante a operação, pen drives, celulares e computadores foram apreendidos. A denúncia chegou ao Disque 100 e relatava diversos crimes, incluindo extorsão e isolamento social. Os suspeitos foram levados para a Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Gov.br envia alerta sobre vacina Pneumo 20: entenda a novidade e quem deve tomar
Mensagem do Ministério da Saúde chegou via WhatsApp lembrando famílias sobre a Pneumo 20, vacina 20?valente incorporada ao SUS em junho; veja o que ela protege, as diferenças em relação às vacinas anteriores e a indicação correta.
22/10/2026
Brasil precisa ampliar investimentos em ciência para enfrentar pandemias e melhorar saúde pública
Especialistas destacam que a rápida sequenciação do genoma da covid?19 por pesquisadores da USP e outras iniciativas mostram a importância de financiar ciência, com investimentos de R$ 88,9 bi em C&T e R$ 72,9 bi em P&D em 2024.
22/10/2026
Aliados debatem indicação de Alcolumbre ao TCU e Pacheco ao STF após eleição
Nos bastidores de Brasília, partidos avaliam a possível transferência de Davi Alcolumbre para o TCU e de Rodrigo Pacheco para o STF, considerando diferentes resultados da eleição de 25 de outubro de 2026.