quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Treinamento de mesários para eleições 2020 será feito à distância

POR Ana Carolina Morais | 12/10/2020
Treinamento de mesários para eleições 2020 será feito à distância

Reprodução / Conexão TO

A

As aulas que ensinam os mesários a atuarem nas eleições estão ocorrendo, neste ano, na modalidade à distância (EAD), devido à pandemia de Covid-19. Um vídeo foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no canal do YouTube da Justiça Eleitoral para auxiliar estes voluntários no trabalho que será desenvolvido no mês de novembro.

 

 

Além do apoio da internet, outro método utilizado será a televisão, onde o material será transmitido na TV Justiça em cinco horários diferentes: na segunda-feira, às 19h30; na quarta, às 11h; na quinta-feira, às 20h30; no sábado às 5h e no domingo às 21.

 

 

Esse curso preparatório é de responsabilidade exclusiva da Justiça Eleitoral. Sendo assim, qualquer material semelhante oferecido por outra instituição, independentemente de qual for, deverá ser denunciado às autoridades.

 

 

Será entregue um certificado de conclusão de treinamento aos mesários que finalizarem o curso. A produção deste documento ocorrerá após ser comprovada a convocação pela Justiça Eleitoral, que irá acompanhada de declaração do cartório eleitoral, onde estarão descritos os dias trabalhados e a participação na capacitação, que será retirada, também, no cartório eleitoral, ou ainda no portal do TSE.

 

 

Um dos aprendizados dos mesários é que, conforme estabelecido pela Lei n° 9.504/97, em seu art. 98, bem como na Resolução n° 23.611/19 do TSE, no art. 22, parágrafo único, eles terão direito a dois dias de folga em seus locais de trabalho conforme cada dia de convocação.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: