sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Transexuais agora podem mudar o nome social mesmo sem cirurgia

POR Jornal Somos | 16/08/2018

Decisão foi confirmada pelo TSE no dia 15

Transexuais agora podem mudar o nome social mesmo sem cirurgia

Reprodução/Wordpress

N

Não será mais necessária a cirurgia de mudança de sexo antes da mudança do nome social. Antes da decisão, a mudança só podia ser realizada em identificações não-oficiais como crachás, matrículas escolares e inscrição para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Agora, a alteração poderá ser realizada por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório. Um caso já havia sido aprovado em unanimidade no dia 1º de março desse ano, mas a pauta voltou à tona após um outro processo que trata do assunto e estava pendente de julgamento.

 

Segundo a EBC, o caso concreto envolvia uma transexual que havia recorrido de uma decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, que havia negado a autorização para que um cartório registrasse o nome social dela como oficial e verdadeira identificação civil. A defesa do indivíduo alegou que a proibição de alteração violava a Constituição, garantindo a “promoção do bem de todos, sem preconceitos de sexo e quaisquer outras formas de discriminação”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: