sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Trabalho voluntário pode contar como carga horária do ensino médio

POR | 16/11/2018
Trabalho voluntário pode contar como carga horária do ensino médio

Hoje em dia

A

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), poderão validar a medida de que as escolas aceitem trabalhos voluntários feitos pelos estudantes para preencher carga horária. Para que essas atividades sejam válidas, é necessário que tenham “intencionalidade pedagógica”. As diretrizes servem para colocar em vigor o novo ensino médio, de acordo com a lei aprovada em 2017, e a previsão é que será posta em prática em 2019, após a reformulação dos projetos neste ano. 

 

 

As atividades podem ser aulas, cursos, estágios, oficinas, trabalho supervisionado, atividades de extensão, pesquisa de campo, iniciação científica, aprendizagem profissional e a participação em trabalhos voluntários. Pela nova lei do ensino médio, o curso deve ter carga horária total de 3 mil horas, sendo 5 horas por dia. Dessas, 1,8 mil serão voltadas para o ensino de uma parte comum a todos os estudantes, que será definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em discussão com o CNE.

 

 

Fora as disciplinas obrigatórias, no tempo restante, os estudantes podem escolher uma formação específica na área de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico. As atividades de trabalho voluntário devem ser orientadas por professores, de forma presencial ou não, e em instituições já credenciadas com o sistema de ensino. As escolas deverão avaliar como aproveitarão essas atividades e a carga horária que será validada. Além disso, os alunos podem receber certificados e ter o registro em seu histórico escolar.

 

 

Em Rio Verde, essa proposta ainda não foi posta em prática. A previsão é de os projetos para tal sejam iniciados em 2019, mas por enquanto não há mais informações. A prefeitura tem um contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que liberou 400 vagas de estágios e cursos para os universitários de cursos da área de educação. Os que foram selecionados estão realizando atividades práticas em sua área. Enquanto isso, a proposta do trabalho voluntário para o ensino médio promete agregar muito ao aprendizado dos alunos, como a aprimoração de habilidades, o desenvolvimento de novas ideias e o crescimento pessoal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: