sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Foi decidido, nesta terça-feira (17), pelo conselho curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que será realizada a distribuição de R$ 8,13 bilhões dos R$ 8,5 bilhões recebidos pelo Fundo em lucros no ano de 2020. De acordo com o Ministério da Economia, a queda de 25% no valor arrecadado foi devido à pandemia de Covid-19 e suas consequências como o aumento da taxa de desemprego e o saque emergencial.
Apesar disso, o valor a ser distribuído entre os trabalhadores brasileiros será superior ao recebido no ano passado, pois 96% dos lucros obtidos serão repassados. O depósito do valor adicional acontecerá na conta daqueles que possuem direito à este benefício até o dia 31 de agosto e o cálculo da quantia a ser recebida será baseado no saldo que o cidadão possuía em conta no dia 31 de dezembro de 2020, sendo esse valor vezes o índice de 0,019.
Para o trabalhador obter esse lucro do FGTS ele precisa ter permanecido com o saldo positivo em sua conta até o último dia de 2020. Sendo assim, os saques feitos durante este ano de 2021 não irão desqualificar a pessoa ao recebimento. Todas as contas ativas e inativas do trabalhador no FGTS, tanto de empregos atuais, quanto de empregos anteriores, receberão o acréscimo do bônus.
O saque é condicionado às seguintes regras: demissão sem justa causa, três anos sem emprego com carteira assinada, fim do contrato por prazo estabelecido e compra da casa própria. A consulta ao extrato do FGTS pode ser feita no aplicativo “FGTS” disponibilizado na App Store e no Google Play ou no site https://www.caixa.gov.br/extrato-fgts.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10