quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Trabalhador já pode solicitar seguro-desemprego totalmente via internet

POR Jornal Somos | 20/12/2018
Trabalhador já pode solicitar seguro-desemprego totalmente via internet

Extra

O

O Ministério do Trabalho lançou nesta quarta-feira (19/12) nova funcionalidade que permite solicitar o seguro-desemprego totalmente via internet. A ferramenta já está disponível aos trabalhadores no Portal Emprega Brasil.

 

De acordo com o Ministério do Trabalho, além de agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web permitirá que um maior número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, em média. Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.

 

Desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver nenhuma pendência, ele consegue efetuar todo o processo de casa, de forma segura e ágil.

 

Como fazer o requerimento

Para solicitar o benefício, o trabalhador deve entrar no Portal Emprega Brasil e digitar sua senha de acesso. Quem não tiver a senha, deve informar seus dados pessoais, que serão checados nas bases de dados do Governo Federal, e responder um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.

 

Com o acesso ao Portal é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. O usuário, então, será direcionado a seguir o passo-a-passo em etapas:

  • confirmação de dados do requerimento;
  • atualização das informações do requerente;
  • formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional);
  • indicação de experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais;
  • pesquisa de vagas com seu perfil, se houver;
  • cursos de qualificação;
  • e por fim, confirmar a solicitação do benefício.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: