terça-feira, 20 de maio de 2025
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) informou que um trabalhador de uma granja em Montenegro está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas gripais. Ele teve contato direto com aves infectadas pela gripe aviária. Amostras foram coletadas e enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e o resultado deve sair ainda nesta semana.
Após a confirmação da doença em aves na granja de Montenegro e também no Zoológico de Sapucaia do Sul, a SES reforçou o monitoramento das pessoas que atuam nesses locais. Desde a última sexta-feira (16), equipes da Vigilância em Saúde acompanham os trabalhadores conforme os protocolos oficiais.
Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o risco de transmissão da influenza aviária para humanos é considerado baixo. A contaminação ocorre principalmente por meio de contato direto e frequente com aves doentes, vivas ou mortas. Alimentos bem cozidos e preparados adequadamente não oferecem risco.
Ainda de acordo com os protocolos, pessoas expostas a aves infectadas são monitoradas por 10 dias. Um caso humano só é considerado suspeito quando há sintomas gripais associados à exposição comprovada a aves doentes ou seus resíduos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre janeiro de 2024 e maio de 2025, foram registrados 72 casos de gripe aviária em humanos nas Américas, com registros nos Estados Unidos, Canadá e México.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Nova alíquota unificada de PIS/Cofins reduz carga tributária sobre o etanol hidratado; queda registrada pelo IPTL foi de 0,45%
Reduções foram de 2,65% para o tipo comum e de 2,62% para o S-10 na comparação com a primeira quinzena de abril