sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Texto-base da PEC Emergencial é aprovado em 2º turno pelo Senado

POR Ana Carolina Morais | 04/03/2021
Texto-base da PEC Emergencial é aprovado em 2º turno pelo Senado

Reprodução / Gazeta Brasil

A

Após a aprovação feita pelo Senado do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), conhecida como PEC Emergencial, em 1º turno, na noite de quarta-feira (3), a matéria já foi aprovada novamente, nesta quinta-feira (4), agora em seu 2º turno.

 

 

Entre as matérias previstas, estão diversos protocolos de limitação das despesas públicas, além de medidas que poderão ser adotadas caso o teto de gastos seja descumprido, e ainda a possibilidade de viabilizar o retorno do auxílio emergencial.

 

 

O texto-base aprovado não especifica valores, período de duração ou condições do possível novo auxílio emergencial. Ele apenas flexibiliza algumas regras fiscais, o que abrirá espaço para a volta do programa, isso porque, de acordo com a PEC, o auxílio não precisará ser submetido às restrições previstas no teto de gastos.

 

 

A aprovação no 2º turno foi conquistada por 62 votos a 14, o que ocorreu em um primeiro momento. Agora, os parlamentares seguem analisando um destaque apresentado pelo Senador Paulo Rocha (PT-PA), que sugeriu a retirada de um trecho da PEC que determina o limite de R$ 44 bilhões fora do teto de gastos voltado ao benefício emergencial.

 

 

Depois que essa etapa for encerrada, o texto será enviado para a análise dos deputados, que ocorrerá por meio de um rito acelerado, sendo votada diretamente do plenário, sem passar por comissões. Essa agilidade para a votação será possível porque foi acordada entre a maioria dos líderes da Câmara.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: