quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Testes clínicos de nova vacina contra a Covid-19 é autorizado pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 08/04/2021
Testes clínicos de nova vacina contra a Covid-19 é autorizado pela Anvisa

Foto: Diego VAra/Reuters

A

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela biofarmacêutica Medicago R&D inc, do Canadá, e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira (8), para realização de testes da fase 3, ou seja, referente à última etapa, em território brasileiro, com 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos de idade.

 

 

O estudo ocorrerá com a aplicação de uma dose única do imunizante ou um placebo (substância inativa), que ocorrerá de forma aleatória, no formato “cego para observador”, que é quando os voluntários ou cientistas não sabem quais participantes receberam qual substância.

 

 

A data para iniciar os testes ainda não foi informada pela Anvisa, pois depende da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da organização dos pesquisadores para a chamada de voluntários. Também não foi revelado se a testagem será restrita apenas à profissionais de saúde.

 

 

De acordo com o órgão regulador, o imunizante Medicago/GSK utiliza uma tecnologia de partícula que se assemelha ao novo coronavírus, sendo aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias entre cada uma.

 

 

A fase final desta vacina está sendo testada não somente no Brasil, mas também no Canadá, nos Estados Unidos, na América Latina, no Reino Unido e na Europa. A expectativa é de que, no total, o estudo envolverá 30 mil voluntários.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: