sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Teste rápido de hanseníase criado pela UFG foi incorporado ao SUS

POR Thais Cabral | 11/01/2022
Teste rápido de hanseníase criado pela UFG foi incorporado ao SUS

Imagem: Divulgação/UFG

O

O teste rápido desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) capaz de identificar a hanseníase em pacientes suspeitos em até 10 minutos, chegará à rede pública ainda nesse primeiro semestre.

 

 

 

O teste é baseado em uma técnica conhecida por “imunocromatografia de fluxo lateral”, que contou com coordenação da professora e pesquisadora Samira Bührer e foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR) da UFG.

 

 

De acordo com a instituição, a nova tecnologia permite “um diagnóstico mais preciso e precoce para os pacientes com suspeita de hanseníase”, com a leitura dos resultados entre cinco a 10 minutos.

 

 

 

Para realizar o teste, basta uma pequena amostra de sangue ou soro, assim, será capturado os anticorpos produzidos no organismo contra o antígeno (corpo estranho), que identificará por colorimetria, formando uma linha vermelha.

 

 

 

“O teste contribui para a confirmação de casos suspeitos. Mas quando é negativo, ele não exclui a possibilidade da doença, uma vez que a resposta imunológica de cada organismo é diferente e o resultado do teste depende da quantidade de anticorpos que o indivíduo produz ”, explica a professora Samira Bührer.               

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: