sexta-feira, 19 de abril de 2024

Teste para detectar Covid-19 desenvolvido por pesquisadores da UFMG é aprovado pela Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 05/10/2021
Teste para detectar Covid-19 desenvolvido por pesquisadores da UFMG é aprovado pela Anvisa

Foto: Gilson Abreu / AEN - Governo de Paraná

A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo deste para detectar a Covid-19 desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O aval positivo foi publicado, nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU).

 

 

A pesquisa recebeu um apoio de R$ 10 milhões daa RedeVírus, ligada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Informações (MCTI). O teste, que é uma produção inteiramente brasileira, é chamado de Kit Elisa Covid-19 IgG por ser baseado pelo método Elisa (sigla em inglês para ensaio de imunoabsorção enzimática).

 

 

Além de ser mais sensível na detecção do vírus, o que evita a ocorrência de falsos negativos, o teste é rápido e de baixo custo, uma vez que será capaz de diagnosticar as variantes da Covid-19 presentes no território brasileiro e no mundo, como a cepa de Manaus, a inglesa e a africana.

 

 

O escalonamento da produção dos testes será realizado pela Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é vinculada ao Ministério da Saúde.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: