quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Teste de dengue do SUS é reprovado por INCQS

POR Jornal Somos | 07/02/2019
Teste de dengue do SUS é reprovado por INCQS

EBC

O

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) reprovou testes rápidos para diagnóstico de dengue, zika e chikungunya que haviam sido divulgados pelo Ministério da Saúde e estavam em uso nos Estados. Após queixas de Goiás e outros estados, alguns lotes foram enviados para análise. O resultado apontou baixa sensibilidade dos lotes, o que indica risco de o paciente com a doença ser considerado saudável.

 

O laudo do INCQS ficou pronto em dezembro do ano passado e, a partir do resultado, o ministério determinou nova análise. O teste será realizado novamente com lotes distribuídos para todos os Estados. Esse é um dos exames usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Bahiafarma, laboratório público produtor dos testes, foi notificado do resultado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi acionada e abriu investigação.

 

 

Ao longo do ano, laboratórios de alguns Estados encaminharam laudos técnicos apontando inconsistência nos resultados apresentados. A partir daí, foi pedida avaliação no INCQS. Queixas também foram feitas em reuniões de secretários estaduais e municipais com o ministério.

 

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado diz que, enquanto o produto estava em uso, foram identificadas deficiências. A suspeita maior era de resultados  com falso negativo, como aponta o INCQS.

 

O Presidente da Bahiafarma, empresa responsável pelos testes,  afirma não ter sido comunicado sobre exame do INCQS sobre teste para dengue

 

O Ministério informou que pode haver estoque com prazo de validade vencido entre os exames enviados aos Estados, mas não disse quantos. Só após a conclusão de novos testes de qualidade é que se saberá o que pode ser feito com os exames e a Bahiafarma.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: