sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Tereza Cristina (DEM-MS), deputada federal de 64 anos, foi confirmada como primeira mulher ministra do governo Jair Bolsonaro, assumindo a pasta do Ministério da Agricultura. O anúncio foi feito em sua rede social na tarde de ontem (7):
Boa noite! Informo a todos a indicação da senhora Tereza Cristina da Costa Dias, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, ao posto de Ministra da Agricultura.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 7 de novembro de 2018
A confirmação já havia sido feita também pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). Segundo ele, a pasta não será fundida com o Ministério do Meio Ambiente, cujo titular será escolhido pelo presidente eleito e "homologado" pela bancada ruralista. De acordo com Moreira, o ministro do Meio Ambiente terá "um perfil diferenciado".
Durante encontro com Jair Bolsonaro, a bancada ruralista indicou Tereza Cristina para ser a ministra da Agricultura. A indicação foi feita por um grupo de 20 integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em reunião no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo. A bancada ruralista no Congresso Nacional reúne aproximadamente 260 parlamentares.
Jair Bolsonaro já confirmou os nomes de Paulo Guedes, para Economia; Sergio Moro, para Justiça; Onyx Lorenzoni, para Casa Civil; Marcos Pontes, para Ciência e Tecnologia; e o general Augusto Heleno, para o Gabinete de Segurança Institucional.
Quem é Tereza Cristina?
Engenheira agrônoma e empresária, Tereza Cristina foi secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Mato Grosso do Sul, de 2007 a 2014. Em 2014, foi eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul com 75.149 votos e reeleita em 2018 com 75.068 votos.
Neste ano, Tereza Cristina foi uma das lideranças que defenderam a aprovação do Projeto de Lei 6.299, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação de agrotóxicos no país.
Pronunciamento da Faeg
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) alegou que "vê com bons olhos a decisão do Presidente eleito, Jair Bolsonaro, de indicar a Deputada Tereza Cristina ( DEM-MS) para o Ministério da Agricultura", ainda desejando sucesso absoluto à Tereza e "espera que ela continue trabalhado em defesa da agropecuária do País".
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10