quinta-feira, 28 de março de 2024

Terça-feira: começam mais pagamentos de PIS/Pasep, Sisu libera resultados e começam inscrições Prouni 2022

POR | 22/02/2022
Terça-feira: começam mais pagamentos de PIS/Pasep, Sisu libera resultados e começam inscrições Prouni 2022

Imagem: Pexels/Zeinab Ghassemi

E

Esta terça-feira (22/02/22), os trabalhadores e estudantes devem ficar atentos aos prazos.

 

 

No dia de hoje (22), mais um grupo de trabalhadores brasileiros começa a receber os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep, referentes ao ano-base 2020. No setor privado é para os nascidos em maio, e para servidores públicos será os que tem final de inscrição 4. O Ministério da Economia lembra que os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro deste ano. Para se saber quem tem direito aos Abono, explica-se que são os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. É preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais. O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

 

 

Já os estudantes possuem pelo menos dois calendários de importância que abrem hoje. O primeiro deles é o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022, o qual, de acordo com o Inep, será divulgado a lista de aprovados até 23h na página do programa. O Sisu é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Quem for aprovado na chamada regular tem o prazo a partir de amanhã, 23/02, até o dia 08/03 para fazer a matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino. Já o candidato que não for selecionado pode se inscrever na lista de espera de um dos cursos escolhidos no ato de inscrição. Esta etapa estará disponível até 8 de março, com resultado divulgado a partir do dia 10.

 

 

Paralelamente, hoje também são abertas as inscrições para o O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2022, e segundo recente divulgação feita pelo Ministério da Educação as diretrizes mudaram e passou a aceitar notas de quem fez o Enem 2020. Dependendo da renda, o candidato pode concorrer a descontos de 50% ou 100% nas mensalidades de instituições de ensino particulares (IES). As inscrições devem ser realizadas pelos alunos através da página http://prouniportal.mec.gov.br/.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: