quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
O presidente Michel Temer sancionou, com um veto, a Lei 13.703/18 que estabelece a Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas. A política foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo o país em maio. Foi vetado o parágrafo que previa anistia a multas judiciais e de trânsito aplicadas durante a greve dos caminhoneiros.
O texto da lei está publicado na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União e não fixa os valores, mas cria as regras para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defina o piso, levando em conta fatores como os custos referentes ao óleo diesel, pedágios e especificidades das cargas.
De acordo com a EBC, a lei especifica que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, definidos e divulgados nos termos da ANTT, com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios.
O trecho vetado por Temer estabelecia que seria concedida anistia às multas e sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro e em outras normas ou decisões judiciais, aplicadas em decorrência das paralisações dos caminhoneiros nas manifestações ocorridas entre 21 de maio e 4 de junho de 2018
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
21/10/2026
Tipos de câncer de mama: entenda as diferenças entre os tumores e o papel da mamografia no diagnóstico
O câncer de mama engloba diferentes tipos de tumores, e o diagnóstico considera agressividade, hormônios, genética e extensão da doença, com a mamografia como principal ferramenta de detecção precoce.
21/10/2026
Flávio aceita desafio de Lula para abrir sigilos, mas exige acesso a dados do presidente e familiares
Candidato do PL cobra divulgação de informações sobre cartão corporativo, patrimônio da família de Lula e registros de visitantes do Palácio
21/10/2026
Detecção precoce do câncer de mama ainda deixa a desejar no Brasil, aponta Panorama 2025
Estudos revelam que a cobertura de mamografias no país está muito abaixo da meta da OMS, com disparidades raciais e atrasos no início do tratamento que elevam o número de mortes.