sábado, 18 de janeiro de 2025
A Identidade Jovem (ID Jovem), é um benefício para jovens entre 15 e 29 anos de famílias de baixa renda, o que atualmente, equivale a R$ 2.424,00, que pode ser utilizada para obter meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e passagens grátis ou com descontos em viagens interestaduais de ônibus.
Jovens interessados na Identidade Jovem, devem estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e manter suas informações pessoais atualizadas. Se ainda não for cadastrado, o interessado pode se inscrever por meio do aplicativo ou do próprio site do CadÚnico
Após o cadastramento, a solicitação do documento pode ser feita utilizando o aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou por meio do site do próprio benefício. A carteira é válida por seis meses, mas é possível renová-la ao fim do período.
Em caso de viagens interestaduais para garantir passagens gratuitas ou com 50% de desconto, devem ser observados os procedimentos do local da venda de bilhetes de passagem.
Vale ressaltar que empresas prestadoras do serviço, contudo, só são obrigadas a oferecer duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% por viagem.
Caso o jovem não consiga a passagem gratuita nem com 50% de desconto ele pode exigir dos atendentes da transportadora um documento justificando o motivo da recusa da viagem no dia e horário que devem constar no documento. Com isso, o jovem poderá registrar reclamação em um posto de atendimento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) existente no terminal rodoviário ou pelo telefone 166, pelo e-mail ouvidoria@antt.com.br ou no número de WhatsApp (61) 99688-4306.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10