sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Tecnologia também pode controlar a ansiedade

POR Jornal Somos | 18/09/2018

Ferramentas tecnológicas oferecem exercícios para controlar ansiedade nos momentos de crise

Tecnologia também pode controlar a ansiedade

reprodução/google

T

Todo mundo reage de forma ansiosa diante de situações importantes ou banais da vida. O problema da ansiedade é quando ela ocorre de forma desproporcional, paralisando quem a sente e desencadeando sintomas como fadiga excessiva, dificuldade para se concentrar ou dormir e outros.

 

Em entrevista concedida ao Jornal Somos, a Psicóloga Maria de Lourdes Gonçalves Cruvinel também docente universitária, credenciada à Polícia Federal e ao Departamento de Trânsito (DETRAN), falou sobre a importância do controle da ansiedade.

 

“A ansiedade é um sofrimento antecipatório de coisas que podem acontecer, sejam boas ou ruins.Uma ansiedade normal, todos nós passamos, como por exemplo antes do namorado(a) chegar, antes de uma prova, antes do casamento, são coisas naturais que todos nós um dia iremos passar”. Explicou ela.

 

De acordo com dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o número um do mundo na taxa de pessoas com ansiedade, tendo 9,3% dos brasileiros desenvolvido algum tipo de distúrbio de ansiedade. Também ocupamos o quinto lugar em casos de depressão – a doença afeta 5,8% da população brasileira.

 

“Uma ansiedade que é constante e persistente, acompanhada de insônia, dificuldades de relaxar, irritação, pensamento negativo, esgotamento, e um monte de outras reações, pode levar à doenças psicossomáticas como o aumento de pressão, queda de cabelo, gastrite, úlcera, diarreia. Existem um monte de outras complicações psicossomáticas que precisam de acompanhamento profissional”. Disse a Psicóloga Maria de Lourdes.

 

São diversos os tratamentos para o controle da ansiedade e o autoconhecimento é essencial para descobrir a raiz dos problemas. Além de acompanhamento profissional, é indicado a prática de exercícios físicos, como uma caminhada rápida, estudar algum assunto que desperta o interesse, ter um momento a sós ou na companhia de quem faz bem. A tecnologia, presente em boa parte de nossas vidas, também pode auxiliar.

 

 

Há diversos aplicativos com a proposta de oferecer exercícios que ajudam no controle da ansiedade. Confira a lista com dicas de cinco aplicativos para lhe ajudar a controlar a ansiedade:

 

Querida Ansiedade

Desenvolvido pela psicóloga Camila Wolf de Oliveira, o app está disponível para Android e iOS e tem como objetivo acalmar usuários durante crises de ansiedade, além de auxiliá-los em seu processo de autoconhecimento. O Querida Ansiedade oferece exercícios de respiração e meditação. Nele também é possível escrever os sentimentos do momento e assistir vídeos com perguntas e respostas sobre ansiedade. Ao baixá-lo, os usuários encontram uma seção que explica todo o funcionamento da ferramenta.

 

Be Okay

Disponibilizado apenas para smatphones com sistema iOS, o Be Okay foi criado pelas estudantes Gabriella Lopes, Helena Leitão e Ana Luiza Ferrer, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). O Be Okay oferece recursos como exercícios de respiração e meditação e o acesso rápido de fotos cadastradas pelo usuários para acalmar no momento de crise. Há ainda a possibilidade de ligar para alguém especial ou qualquer número de emergência. Para auxiliar na identificação de padrões ou possíveis gatilhos que gerem ansiedade, o aplicativo oferece uma função que permite o acompanhamento dos momentos de crise.

 

Lojong: Meditação e Mindfulness

O Lojong se descreve como uma espécie de “academia para a mente”. Nele é possível encontrar meditações guiadas, além de uma série de vídeos com conceitos sobre o treino da mente. O aplicativo oferece ainda artigos sobre bem-estar para que você aprenda e conheça mais sobre o tema. O Lojong funciona ainda em modo off-line, podendo o usuário programar meditações, além de disponibilizar gráficos e estáticas para que o usuário acompanhe o seu crescimento pessoal. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS.

 

Diário Controle de Humor

Como o próprio nome já diz, o Diário Controle de Humor cumpre a função de acompanhar os altos e baixos do seu humor. Se preferir, você não precisa escrever, apenas indicar com ícones o seu sentimento do momento. Além disso, é possível indicar quais foram as atividades que te fizeram bem. É possível bloquear o aplicativo com uma senha para maior privacidade. Disponível no Google Play e Apple Store.

 

Cíngulo: Autoconhecimento

O Cíngulo se propõe a ser uma ferramenta para auxiliar no processo de autoconhecimento dos usuários. De início é possível fazer um teste de personalidade. Ainda sessões para autoconhecimento com indicação de exercícios. O Cíngulo também funciona como um diário emocional. Nele é possível traçar um histórico do seu humor, podendo ser identificados gatilhos que deixaram a sua ansiedade disfuncional. O Cíngulo está disponível para download em celulares com sistema Android e iOS.

 

“O aplicativo pode colaborar, mas as pessoas que irão utilizar ou as pessoas que estão por perto têm que ter uma visão mais crítica, porque a ansiedade persistente precisa do acompanhamento profissional e, às vezes, a pessoa precisa de medicamento no momento inicial, não é algo que orientações básicas, de meditação, de relaxamento, vai controlar a pessoa e amenizar isso. De repente, ela precisa de um medicamento para ajudar amenizar a crise. Às vezes a ansiedade também já pode estar inclusa em um processo de depressão, cada caso é um e tem que ser usado com moderação e cuidado, assim como qualquer acompanhamento referente à saúde. Controlar a ansiedade requer mudanças de hábitos, o que leva tempo, paciência, dedicação e o acompanhamento profissional dependendo do caso, então cada caso é um, onde tem que ter muito cuidado em relação à isso.” Explicou a Psicóloga Maria de Lourdes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: