sábado, 24 de outubro de 2026
Foto: Divulgação/C. Jaimes
Pesquisas recentes estão mudando a forma como o mundo enxerga a Bacia Amazônica. Longe de ser apenas um território de natureza intocada, a região abriga vestígios de civilizações complexas que habitaram suas florestas e savanas há mais de mil anos.
Entre as áreas mais surpreendentes está a planície beniana, nas terras baixas da Bolívia — conhecida como Llanos de Moxos. Até pouco tempo, acreditava-se que o local, marcado por inundações constantes e solos pobres, abrigava apenas pequenos grupos de caçadores e coletores.
No entanto, novos estudos arqueológicos e o uso de tecnologia de ponta revelaram uma realidade muito diferente. Utilizando o sistema LiDAR (Light Detection and Ranging), que emprega pulsos de laser para mapear o terreno em três dimensões, pesquisadores bolivianos e alemães identificaram grandes assentamentos e complexas estruturas artificiais sob a vegetação densa da floresta.
As imagens mostram plataformas em formato de pirâmide, centros cerimoniais, canais de irrigação e obras de engenharia avançada, evidenciando uma sociedade altamente organizada. Essas descobertas confirmam as hipóteses lançadas há quase um século por pesquisadores como Erland Nordenskiöld e William Denevan, que já haviam encontrado indícios de antigas ocupações humanas na região.
Os resultados reforçam a ideia de que a Amazônia foi moldada também pela ação humana e não apenas pela natureza — um ecossistema onde civilizações pré-colombianas criaram paisagens agrícolas sustentáveis muito antes da chegada dos europeus.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.