sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Técnica que reduz sequelas da Covid-19 é desenvolvida por pesquisadores brasileiros

POR Ana Carolina Morais | 09/05/2021
Técnica que reduz sequelas da Covid-19 é desenvolvida por pesquisadores brasileiros

Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

U

Uma técnica para reduzir as sequelas geradas pela Covid-19 nos pacientes que ficam em internação foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros. A ideia de criar o método surgiu ao observarem que a quantidade de tempo que o internado com o vírus fica paralisado, ou até mesmo desacordado, pode fazer com que a recuperação seja ainda mais lenta.

 

 

A partir dessa constatação, os cientistas brasileiros confeccionaram um equipamento que estimula os músculos dos pacientes sedados com correntes elétricas, gerando no corpo deles a mesma reação de quando se está na academia ou sendo atendido por fisioterapeutas.

 

 

O pesquisador envolvido na criação do equipamento, Henrique Martins, explica que a técnica aplicada "mantém todo o sistema neuromuscular do paciente intacto, enquanto o mesmo está desacordado, com segurança (...) O procedimento mede todas as condições e entrega doses rigorosas, mas sem causar lesões".

 

 

No momento, apenas hospitais particulares possuem o aparelho para uso, mas, apesar disso, existem negociações em andamento com o governo federal para que o mecanismo seja levado para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Segundo a Academia Nacional de Medicina (ANM), 20% dos pacientes que permanecem internados durante semanas com o novo coronavírus desenvolvem, posteriormente, alguma sequela devido a este período de paralisação, como doenças pulmonares, cardíacas, psiquiátricas e até musculares.

 

 

(Com informações da CNN Brasil)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: