sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou que abriu apuração sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Ele deixou o cargo na semana passada, logo após publicações de acusações de assédios sexual e moral, e ao final da semana, a entidade também perdeu o vice-presidente, Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também publicou que está averiguando o caso, pois acusações foram de abuso sexual foram registrados na ouvidoria da Caixa.
O TCU abriu a investigação atendendo a um pedido do Ministério Público de Contas, feito pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado. Segundo a representação, “quando praticado no âmbito da administração pública, o assédio gera a percepção, na sociedade, de que as instituições estatais não se pautam em valores morais nem são conduzidas segundo elevados padrões de conduta”. No processo que abre a apuração, o TCU diz que as denúncias podem configurar violação ao princípio da moralidade na administração pública, previsto na Constituição.
Na primeira reportagem da semana passada, falava-se de 8 denúncias, sendo que 6 das pessoas chegaram a ser ouvidas. Entretanto, uma nova reportagem da revista Veja, afirma que após as primeiras divulgações, novas denúncias foram registradas junto à corregedoria do órgão, e já chegam a mais de 50 ocorrências, que agora serão investigadas. Sobre estas, o Banco informa que o processo da corregedoria é sigiloso e por hora, não irá comentar.
E esse contexto é o momento em que Daniella Marques Consentino, se tornará oficialmente a nova presidente da Caixa Econômica Federal. Seu nome foi aprovado na última sexta-feira (1º), pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal. E a posse de Daniella, ocorrerá amanhã, terça-feira (5), no Palácio do Planalto, oficializando-a como presidente da Caixa.
(Fonte: Agência Brasil, Veja e G1)
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELLO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10