quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos poderão ser pagos pelos contribuintes, a partir desta segunda-feira (15), com o cartão de crédito. Esse novo formato de pagamento está disponível no PagTesouro, a plataforma digital de recolhimento do Tesouro Nacional.
Foi explicado pelo Tesouro, por meio de nota, que essa tecnologia abrange um público sem produtos digitais adequados para a demanda. Dessa forma, o turista estrangeiro, por exemplo, que visita o Brasil, poderá quitar as taxas com cartão de crédito antes mesmo de retornar ao país de origem.
Outro formato alternativo de pagamento oferecido é o pix, por meio da Cota Única do Tesouro, que está em funcionamento desde novembro do ano passado. O PagTesouro faz com que a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) seja dispensada.
Diversos órgãos estão utilizando os serviços do Pix dentro do PagTesouro, entre eles, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA), o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando do Exército.
Além da facilidade e conveniência do PagTesouro, há ainda a vantagem da rapidez no momento do pagamento. Segundo o Tesouro, a transação do contribuinte é compensada de forma instantânea enquanto a entidade pública verifica o recolhimento da taxa, da contribuição ou do serviço, em questão de segundos.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.