quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A suspensão do carnaval devido à pandemia e o risco de contaminação pela Covid-19 poderá fazer com que R$ 8,1 bilhões deixem de ser injetados no Brasil neste ano. A estimativa foi efetuada pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O dinheiro que deixará de circular no país irá impactar, em especial, o turismo, a hotelaria, a gastronomia e o comércio em geral. “Não podemos ignorar a cadeia de fornecedores que são demandados neste período, desde a produção de fantasias, indústrias e serviços, sem contar os vendedores ambulantes que geram renda com o trabalho informal”, explica a economista Pollyanna Gondin.
A base dos dados emitidos pela CNC são os números de 2020. No comparativo, constatou-se que aproximadamente 25 mil empregos temporários deixarão de ser criados, uma vez que não existirá a demanda de mais de 36 milhões de pessoas, incluindo turistas.
Para a economista, o governo deveria agir de forma mais incisiva para o bem-estar dos brasileiros, com ênfase, primeiramente, na vacinação, para apenas depois se pensar em retomada econômica.
“O governo deveria ter um papel mais ativo em promover o bem-estar da população no geral, oferecendo políticas mais efetivas e que deveriam ser direcionadas primordialmente aos setores e à população que mais sofre com os fechamentos e cancelamentos que estão ocorrendo. E aí sim, após grande parte da população vacinada, podemos pensar na recuperação econômica”, afirma Pollyanna.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.