quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Supremo recorre à justiça e consegue liberação para compra de vinhos e lagosta

POR Jornal Somos | 07/05/2019
Supremo recorre à justiça e consegue liberação para compra de vinhos e lagosta
O

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), o desembargador federal Kassio Marques, liberou licitação do Supremo Tribunal Federal (STF) para a compra de bebidas, entre elas vinhos, e refeições, incluindo lagosta.

 

A decisão do desembargador, assinada nesta segunda-feira (6), mas divulgada na manhã desta terça, cassou a decisão liminar da mesma data, da juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, que havia suspendido a licitação. (Leia mais)

 

A juíza que suspendeu a compra afirmou que a licitação afrontava o princípio da moralidade administrativa. Já o desembargador considerou que a licitação não é "lesiva à moralidade administrativa" e que não se trata de fornecimento ordinário de alimentação aos ministros do STF, mas se destina a "qualificar o STF a oferecer refeições institucionais às mais graduadas autoridades nacionais e estrangeiras, em compromissos oficiais nos quais a própria dignidade da Instituição, obviamente, é exposta".

 

O desembargador afirmou, ainda, que a decisão que suspendeu a licitação sugere a ideia de que no STF "são concebidos atos com desvio de finalidade", o que não caberia no caso. Assim como também que é de competência do Supremo avaliar a conveniência sobre os próprios atos.

 

Além de permitir o andamento da licitação e eventual assinatura de contrato com a empresa vencedora do pregão eletrônico, o juiz definiu que cabe à 8ª Vara da Justiça Federal de Brasília decidir sobre ações que tratam do tema, uma vez que cuidou da primeira ação que contestou a compra.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: