quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

Suposto racker que invadiu conta de Janja, diz não se importar caso seja preso

POR Bento Júnior | 12/12/2023
Suposto racker que invadiu conta de Janja, diz não se importar caso seja preso

Foto: Claudio Kbene/PR

O

O perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva no X, antigo Twitter, foi invadido na noite desta segunda-feira (11) e tomado por xingamentos. O ataque hacker foi anunciado às 21h37. A Polícia Federal (PF) já atua no caso, e abriu uma investigação preliminar, informando que vai abrir um inquérito nesta terça-feira.

 

A plataforma também foi acionada. Cerca de uma hora depois, as mensagens com ataques e ofensas foram apagadas. “Estamos cientes e atuando no caso” disse o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Os dados de acesso indevido serão preservados pela plataforma, o que vai possibilitar à PF tentar identificar os responsáveis pelo ataque.

 

Em nota, a Polícia Federal afirmou que “a conta foi bloqueada para novas publicações a pedido da Polícia Federal após postagens ofensivas contra a senhora Janja e o Presidente da República.”

 

A conta de Janja tem 1,2 milhão de seguidores. Procurado, o Planalto afirmou que “repudia veementemente o ataque hacker”. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, acrescenta a nota.

 

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, chamou os hackers de “canalhas”. Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu punição: “O modus operandi fascista é surpreendentemente previsível na hora de cometer crimes: invadem o perfil de uma mulher admirável como a Janja e postam ataques machistas e misóginos, deixando a digital completa do tipo de gente por trás dos ataques. Só não vale dizer depois que eram infiltrados… Que os responsáveis sejam punidos rápida e exemplarmente!”, escreveu o senador nas redes sociais.

 

A conta publicou mensagens com xingamentos ao presidente Lula e contra a própria Janja, além de ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto já está entre os mais comentados do Twitter. O perfil também divulgou vídeos, com a tela toda preta. Há narração em áudio, com ofensas, além do áudio a seguir. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: