sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

STF estabelece que PF faça análise de provas da CPI da Covid

POR Ana Carolina Morais | 25/04/2022
STF estabelece que PF faça análise de provas da CPI da Covid

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Luís Roberto Barroso, estabeleceu que a Polícia Federal (PF) faça uma análise de provas da CPI da Covid que foram colhidas sobre o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, com o intuito de aprofundar as investigações. Os documentos que foram remetidos à PF envolvem as suspeitas de disseminação de fake news sobre o novo coronavírus.

 

 

A decisão proferida por Barroso acontece seis meses depois que o relatório final da CPI foi aprovado com a atribuição de diversos crimes à Bolsonaro e sua gestão diante da pandemia, e é uma resposta ao pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, que alegou que o relatório final não conseguiu mostrar, detalhadamente, quais as provas seriam capazes de atribuir o delito de “incitação ao crime” contra o presidente e seus aliados.

 

 

“No que tange à remessa dos autos à Polícia Federal, a PGR informa que o relatório da CPI não foi preciso em vincular as condutas supostamente criminosas aos documentos colhidos durante a investigação. Há, portanto, a necessidade de sistematizar a documentação apresentada a fim de que se possa subsidiar eventual pedido de instauração de inquérito, arquivamento ou oferecimento de denúncia. Tendo em vista a dificuldade apresentada pela PGR e a necessidade de análise mais precisa dos fatos, acolho o presente requerimento”, explicou Barroso em sua decisão.

 

 

(Com informações do EXTRA)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: