domingo, 25 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Marco Aurélio, determinou que o governo federal adote as medidas que forem necessárias para a realização do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estava previsto inicialmente para 2020, mas foi adiado para 2021 devido à pandemia de Covid-19.
A decisão, que foi proferida nesta quarta-feira (28) e ainda cabe recurso, veio após o Ministério da Economia informar, na semana passada, que o Censo não será realizado devido à falta de orçamento. De início, eram previstos R$ 2 bilhões para a pesquisa, porém, durante a tramitação da lei orçamentária no Congresso Nacional, os parlamentares cortaram R$ 1,76 bilhão, impossibilitando a realização da contagem populacional.
O ato decisório do ministro foi em face ao pedido liminar efetuado pelo governo do Maranhão, que apontou omissão do governo federal por alocar os recursos de realização do Censo – que tem sua realização obrigatória pela Constituição Federal, conforme argumentado por Marco Aurélio.
“Surge imprescindível atuação conjunta dos Três Poderes, tirando os compromissos constitucionais do papel. No caso, cabe ao Supremo, presentes o acesso ao Judiciário, a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais e a omissão dos réus, impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica”, estabeleceu a decisão.
A última contagem populacional efetuada ocorreu no ano de 2010. Os dados referentes à população oferecidos pelo Censo são utilizados para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e demais transferências da União aos seus entes federativos.
(Com informações da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
25/10/2026
Vacina contra a gripe: esclarecimentos sobre mitos, riscos e a importância da imunização anual
Especialistas discutem, em podcast produzido em parceria com a Veja Saúde, a necessidade da vacinação anual contra a influenza, desmistificando crenças e ressaltando benefícios para a saúde individual e coletiva.
24/10/2026
Ouvir música ativa o cérebro, transforma emoções e pode ajudar a regular o humor
Estudos indicam que a audição de músicas mobiliza redes cerebrais corticais e subcorticais, com efeitos sobre humor, frequência cardíaca e liberação de dopamina. A música pode ser uma ferramenta complementar, mas não substitui tratamentos médicos ou psicológicos.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.