terça-feira, 25 de novembro de 2025

Brasil

STF decreta prisão de generais condenados por participação em trama golpista

POR Marcos Paulo dos Santos | 25/11/2025
STF decreta prisão de generais condenados por participação em trama golpista

Fotos: Agência Brasil

D

Dois generais que ocuparam cargos de destaque no governo federal foram presos pela Polícia Federal nesta terça-feira (25), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O general Augusto Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional no governo anterior, e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, foram detidos após o STF concluir que não há mais possibilidade de recursos por parte da defesa.

 

Ambos foram levados para o Comando Militar do Planalto. Augusto Heleno recebeu pena de 21 anos de prisão, enquanto Paulo Sérgio foi condenado a 19 anos. As condenações envolvem crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolir o estado democrático de direito, dano qualificado com violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além da deterioração de patrimônio tombado.

 

A decisão marca um fato inédito na história do país: é a primeira vez que generais e ex-comandantes são presos e condenados pelo Supremo por envolvimento em uma tentativa de golpe.

 

No mesmo dia, o STF também encerrou os processos de outras três figuras públicas: um ex-presidente da República, um ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que hoje é deputado federal e um ex-ministro da Justiça. Com isso, todos passam a estar aptos a iniciar o cumprimento das penas estabelecidas.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: