terça-feira, 11 de novembro de 2025

Brasil

Sobe para sete o número de mortos em passagem de ciclone no Sul

POR Marcos Paulo dos Santos | 10/11/2025
Sobe para sete o número de mortos em passagem de ciclone no Sul

Foto: Roberto Dziura/AEN

A

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta segunda-feira (10), a morte de um homem que estava desaparecido desde a passagem do ciclone na região. O corpo foi encontrado às margens do rio Capivaras, em São José dos Ausentes–RS, elevando para sete o número de vítimas fatais da tragédia.

 

De acordo com o governador Ratinho Júnior (PSD), os ventos ultrapassaram 250 km/h, configurando um fenômeno “sem precedentes” no estado. Inicialmente classificado como tornado F2, o evento pode ser reavaliado para a categoria F3 — considerada de risco severo — conforme análise dos dados de radar e das vistorias de campo.

 

A ventania provocou destruição generalizada, com casas destelhadas, árvores arrancadas, veículos tombados e danos estruturais em diversas cidades. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas tenham sido afetadas, sendo 28 desabrigadas e 1.000 desalojadas. Parte delas foi levada a abrigos no município vizinho de Laranjeiras do Sul, que organizou transporte emergencial.

 

Durante participação na COP 30, em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade às vítimas e anunciou o envio de ajuda humanitária. Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, com técnicos da Defesa Civil Nacional e profissionais da Força Nacional do SUS, foi enviada para apoiar as ações de resgate e atendimento.

 

O governador Ratinho Júnior decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, município do Centro-Sul do Paraná onde cerca de 90% das residências e comércios foram destruídos. A medida permite ao governo agilizar ações de reconstrução, solicitar recursos federais e dispensar processos licitatórios em caráter emergencial.

 

Com informações de Jornal Opção.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: