quinta-feira, 28 de março de 2024

Site com informações integradas sobre os solos de todo o Brasil é disponibilizado aos cidadãos

POR Ana Carolina Morais | 04/12/2020
Site com informações integradas sobre os solos de todo o Brasil é disponibilizado aos cidadãos

Reproduçãoa / Geo Conceição

U

Um site com informações integradas sobre os solos de todo o território brasileiro foi disponibilizado, nesta quinta-feira (4), aos cidadãos. Será possível acessar, utilizar e compartilhar dados sobre solo, níveis de água disponível, níveis de erosão, rodovias federais e estaduais, aptidão agrícola e graus de acidez (PH).

 

 

A nova plataforma faz parte do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos), e é um projeto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e demais entidades, como a Sociedade Brasileira de Ciências do Solo.

 

 

O sistema, que pode ser acessado por qualquer pessoa, permite o cruzamento de variáveis e dados dentro do mapa, como áreas e regiões específicas, bem como a impressão de imagens e compartilhamento delas em forma de link ou pelas redes sociais. Além disso, foi permitido um detalhamento com novas escalas, como de 1 para 200.00, com pretensão de ocorrer um aprofundamento maior nesta minúcia.

 

 

“A carta de solos de 1:100.000 é o que queremos para o Pronasolos. Começa a atender a um planejamento estadual e municipal. Quando entramos no nível de detalhamento de 1:25.000 é o que queremos. Isso torna o zoneamento climático mais preciso”, informou a chefe da Embrapa Solos, Petula Nascimento, durante o evento virtual.

 

 

Segundo informado pelo presidente da Embrapa, Celso Moreth, os Estados Unidos já possuem um conhecimento detalhado sobre os seus solos desde 1960, e é isto que a plataforma Pronasolos objetiva alcançar para o Brasil. “Brasil tem zoneamento agrícola que nos diz onde, quando e porquê plantar. Com este detalhamento que o Pronasolos traz vamos poder avançar na previsão das nossas safras, na redução do risco climático, vamos poder enxergar a questão da erosão do solo, das áreas degradadas”, afirmou Moreth.

 

 

Outro pronunciamento feito durante o evento virtual de lançamento da tecnologia foi o da ministra Tereza Cristina, que ressaltou a relevância desta plataforma. “Vamos tirar o Brasil do atraso neste campo de melhor conhecimento dos nossos solos. O Brasil começa um novo tempo. Se já fizemos o que a agricultura e pecuária fizeram com 5% de conhecimento do seu solo, imagina onde podemos chegar”, enfatizou.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: