quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

Sisu pode deixar de ser uma forma para ingressar na USP

POR Thaynara Morais | 05/11/2022
Sisu pode deixar de ser uma forma para ingressar na USP

Redação Jornal Somos

A

As vésperas da realização das provas do Enem 2022, estudantes que desejam estudar na Universidade de São Paulo (USP) devem ficar atentos, pois o processo seletivo da universidade pode mudar em breve.

 

A universidade vem estudando a proposta do Enem-USP, que consiste em abandonar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e trazer essa nova forma de ingresso, que, se aceita pelo Conselho Universitário, pode ser válida já para ingresso em 2023, a partir de agora a seleção também será feita pela FUVEST, já responsável pelo vestibular.

 

“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.

 

Nesse ano, a USP oferece 11.147 vagas em cursos de graduação, sendo:

 

8.211 pelo vestibular da Fuvest

  • 954 reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência;
  • 169 vagas para candidatos EP (Escola Pública);
  • 088 para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas).

 

2.936 vagas para o Enem-USP.

 

  • 606 vagas para Ampla Concorrência;
  • 237 para estudantes EP
  • 093 para estudantes EP/PPI.

 

Um edital completo deve ser publicado pela USP com todas as informações sobre essa modalidade de ingresso, caso ela seja aprovada em todas as instâncias.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: