sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Sinal analógico será desligado hoje (14) em 4 capitais

POR Jornal Somos | 14/08/2018

Macapá, Porto Velho, Palmas e Cuiabá atingiram o percentual necessário para a transição

Sinal analógico será desligado hoje (14) em 4 capitais

Foto: iStock

H

Hoje (14), mais um passo para TV de qualidade gratuita para todos os brasileiros é dado. Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT) atingiram o percentual de 90% de pessoas que já aderiram ao sinal digital, assim, possibilitando o desligamento do sinal analógico. Por outro lado, as capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) ainda não atingiram o percentual, então visando dar um prazo maior para a população adquirir os conversores de sinal, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) resolveu começar o desligamento amanhã e prolongá-lo até o dia 31 de outubro.

 

Segundo a Anatel, em pesquisa realizada com 4.746 famílias nas 4 capitais que terão o sinal desligado, foi constatada a presença da TV Digital em 90,75% dos domicílios. Nas capitais que não terão, a margem de presença beira os 88,66%, número que não vai demorar muito para atingir o ideal para a transição.

 

A lista completa de cidades que receberão o desligamento é a seguinte: no Acre, na capital (Rio Branco) e em Bujari e Senador Guiomard; no estado de Roraima, na capital (Boa Vista) e em Cantá; no Mato Grosso do Sul, na capital (Campo Grande) e em Terenos; no Mato Grosso, na capital (Cuiabá) e em Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande; no Amapá, na capital (Macapá) e em Mazagão e Santana; em Tocantins, na capital (Palmas) e em Barrolândia e Porto Nacional; em Rondônia, na capital (Porto Velho) e em Candeias do Jamari.

 

Famílias que participam de programas sociais como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, tem o direito de recebimento a um kit (conversor digital, antena UHF e controle remoto) gratuitamente, podendo agendar a retirada de seu kit pelo site do Seja Digital ou ligando no número 147. A distribuição continuará por 30 dias.

 

O desligamento do sinal analógico resultará na autorização do uso único da faixa de 700MHz que antes era apenas utilizado na transmissão analógica de canais de TV e agora passará a integrar a transmissão de dados móveis das operadoras Vivo, Tim, Claro e Algar, garantindo um 4G mais rápido para a população.

 

 

Leia mais:

Todas as capitais brasileiras terão 4G mais rápido até o fim do ano

Reclamações de clientes de telecomunicação caem em 15% no primeiro semestre

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: