quarta-feira, 03 de julho de 2024

Brasil

Sinais de que você consome açúcar em excesso

POR Luigi Angello | 18/03/2023
Sinais de que você consome açúcar em excesso

Foto: Pexels

O

O consumo diário de açúcar é quase inevitável já que a substância está presente em grande parte dos alimentos. 

 

Se consumido de forma exagerada o açúcar pode causar danos à saúde, além de ser o responsável por doenças crônicas como diabetes e obesidade. 

 

O nutrólogo Rogério Marques, da clínica Tivolly, em Brasília, pontua seis sinais que o corpo apresenta quando existe um consumo excessivo de açúcar no organismo. 

 

Veja os sinais.

 

1. Aumento do apetite

 

O consumo da substância dificulta a absorção de vitaminas e nutrientes das células e, para compensar os baixos níveis, o organismo pede mais comida, aumentando a fome.

 

Para reverter essa ação é indicado que seja realizado exercícios físicos e o consumo regular de água.

 

2. Mudanças de humor

 

O cérebro humano usa neurotransmissores que transportam, estimulam e equilibram funções cardíacas e psicológicas, como o humor. Alguns deles são produzidos dentro do intestino, e o processo de sintetização das substâncias é atrapalhado pelo açúcar.

 

 3. Fadiga

 

Menos disposição do que o normal mesmo depois de uma noite completa de sono também é um outro sintoma. A fadiga tem a ver com a renovação celular, que é atrapalhada pelo excesso de açúcar no sangue. A substância danifica os vasos sanguíneos por causa do processo de inflamação”, explica o nutrólogo.

 

4. Espinhas

 

Pelo consumo exagerado de açúcar são causadas essas inflamações na pele. Além disso, pelos encravados e baixa produção de colágeno e elastina também são efeitos do consumo da substância.

 

5. Problemas bucais

 

Bactérias que danificam a proteção natural do dente chegando até ser a causa da perda de uns, se alimentam dessa substância. O açúcar afeta também a flora da boca, causando mau hálito. 

 

6. Problemas no intestino

 

O açúcar também é responsável por causar um distúrbio do trato digestivo que provoca dores abdominais, constipação ou diarreia.




Para evitar esses problemas é indicado que seja feito uma reeducação alimentar com acompanhamento de um especialista, assim será possível ter uma qualidade de vida melhor. 








 

Com informações do Portal Panorama 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: