quinta-feira, 25 de abril de 2024

Serviço de validação eletrônica de documentos para uso internacional é lançado pelo CNJ

POR Ana Carolina Morais | 04/06/2022
Serviço de validação eletrônica de documentos para uso internacional é lançado pelo CNJ

Divulgação / CNJ

O

O serviço de apostilamento eletrônico de documentos nacionais a serem utilizados internacionalmente foi lançado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), nesta sexta-feira (3).

 

 

A partir desse serviço, será possível receber as certidões de nascimento, casamento, diplomas escolares, entre outros documentos públicos nacionais, em formato eletrônico, por e-mail ou celular, uma vez que eles possuirão um QR Code que permitirá a verificação da autenticidade por autoridades fora do Brasil.

 

 

Apostilamento em cartório, que agora poderá ser realizado de forma virtual, é um procedimento que concede, a um documento, um certificado internacional. O formato é adotado pelos mais de 120 países signatários da Convenção de Apostila de Haia.

 

 

A medida é utilizada quando uma pessoa precisa apresentar algum documento em outro país. Com o apostilamento, o documento passa a ter validade nos países que fazem parte do acordo sem a necessidade de novo reconhecimento por órgão estrangeiro, reduzindo, assim, as burocracias.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: