sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Ao menos 12 pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) encontram-se atualmente engavetados no Senado, segundo pesquisa feita pelo UOL com auxílio da assessoria técnica da Casa. O levantamento não considera os dois pedidos apresentados ontem pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE).
Os novos requerimentos foram protocolados na Mesa Diretora em face de Alexandre de Moraes, ministro que censurou reportagem publicada pela revista digital "Crusoé", e o presidente da Corte, Dias Toffoli, que ordenou abertura de inquérito para investigar supostas ameaças e fake news contra membros do tribunal.
O assunto tem elevado a temperatura no Parlamento nos últimos dias e reacendeu o movimento pró-CPI da Lava Toga, comissão proposta para investigar decisões de tribunais superiores e um suposto "ativismo judicial". A iniciativa mobiliza parlamentares governistas e da oposição e representa o capítulo mais emblemático do recente embate entre o Legislativo e o Judiciário.
Toffoli e o colega Gilmar Mendes são os ministros campeões de pedidos de impeachment, cada um com quatro. Considerando o pedido enviado ontem à Mesa, Toffoli passa a ser o principal alvo (com cinco).
O deputado federal Marco Feliciano protocolou nessa terça feira (16) um pedido de impeachment contra o vice-presidente Hamilton Mourão. Ele acusa o general de ter tido um comportamento indecoroso e vê crime de responsabilidade.
Um dos argumentos colocados no pedido é uma curtida da conta de Mourão no Twitter na publicação de Rachel Scherazade, jornalista do SBT. A publicação elogiava o vice dizendo: “Finalmente um representante do Governo não nos causa vergonha alheia”.
Após o protocolo o deputado publicou em seu Twitter uma foto com o documento, dizendo ser um “tiro de alerta”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10