sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Atendendo ao pedido das Federações de Agricultura e Pecuária do país e por intermédio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Senado Federal aprovou na última quarta-feira (6), por 67 votos favoráveis, o relatório da senadora Rose de Freitas (MDB-ES) ao PLP 5/2021, que restabelece os benefícios tributários do ICMS ao setor agropecuário, prorrogando para 15 anos as isenções fiscais.
Essa pauta foi amplamente trabalhada pelo presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal Zé Mario Schreiner, que fez um trabalho extremamente focado, técnico e muito articulado junto à CNA, à Frente Parlamentar da Agropecuária e a todo o Congresso Nacional, em busca de justiça para os produtores rurais.
O projeto prorroga por 15 anos os incentivos tributários vinculados ao ICMS, concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal, para fomento às atividades comerciais e agropecuárias de produtos in natura, tal como está previsto atualmente para as atividades industriais.
A medida busca trazer isonomia entre os setores econômicos e proporcionar que as discussões que tramitam no Congresso Nacional, sobre a Reforma Tributária, busquem reduzir os problemas de insegurança jurídica que preocupam o setor atualmente. A matéria agora vai à sanção pelo presidente da República, restabelecendo as boas condições aos pequenos produtores de todo o País.
“Conseguimos incluir os produtos do setor agropecuário entre os beneficiados por essa prorrogação.Com isso, os Estados podem garantir os benefícios fiscais aos produtos agropecuários. Todos lembram do tormento que foi o fim dos benefícios fiscais do alho, algodão, milho, feijão e do peixe que aconteceu no fim de 2020. Por isso, fiz questão de articular essa pauta, para garantirmos melhores condições de competitividade aos produtores rurais. Continuaremos sempre assim: trabalhando pelo campo e pela cidade para trazer benefícios para todos”, destaca Zé Mário Schreiner.
(Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
30/10/2026
Há 38 anos, Ayrton Senna conquistava seu primeiro título mundial da F1 em Suzuka
Ayrton Senna garantiu seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1 no Grande Prêmio do Japão de 1988, em Suzuka. Após cair para a 14ª posição logo na largada, o piloto brasileiro protagonizou uma recuperação histórica sob chuva.
30/10/2026
TSE decide que condenados por violência contra a mulher são inelegíveis e enviará proposta ao Congresso
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que pessoas condenadas por violência contra a mulher são inelegíveis e vai encaminhar proposta sobre o tema ao Congresso Nacional.
29/10/2026
Mulheres pressionam Lula por indicação inédita de ministra negra ao STF
Grupos de mulheres e entidades pedem ao presidente Lula a indicação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal. A cobrança ocorre em meio à expectativa sobre futuras vagas na Corte.
29/10/2026
Ancelotti convoca 26 jogadores e inclui cinco estreantes para amistosos contra Japão e Singapura
Treinador italiano anuncia lista de 26 atletas para os jogos de 14 e 17 de novembro, ampliando opções na zaga e no meio?campo, com cinco novatos e um novo zagueiro do Cruzeiro.