terça-feira, 01 de outubro de 2024

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Senacon dá 5 dias para Hurb explicar pacotes de viagens não entregues

POR Jornal Somos | 27/08/2022
Senacon dá 5 dias para Hurb explicar pacotes de viagens não entregues
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Na última sexta-feira (26) a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), deu o prazo de cinco dias para a agência online de turismo Hurb explicar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o motivo de supostamente não estar cumprindo com a entrega de pacotes de viagens vendidos durante a pandemia de covid-19.

 

Nos últimos 30 dias, o órgão já recebeu mais de 2,7 mil reclamações contra o Hurb.

 

 “Segundo publicações na imprensa, quando o setor de turismo enfrentava restrições por conta da pandemia, em 2020, a Hurb teria vendido pacotes de viagem com datas flexíveis, válidos por até dois anos. Porém, agora em 2022, com a retomada das atividades do setor, a empresa estaria enfrentando dificuldades para honrar os contratos”, explicou a Senacon, em nota.

 

A secretaria investiga o caso e pretende esclarecer os fatos para adotar medidas que protejam os direitos dos consumidores “contra eventuais abusos praticados pela Hurb”. Dentre outras sanções, caso seja aberto um processo administrativo contra a empresa, ela pode ser condenada a pagar uma multa de R$ 13 milhões.

 

A Hurb enviou uma nota para a Agência Brasil, em relação a intimação da Senacon, “O Hurb não comenta processos e/ou ações em andamento. Aproveita para informar, contudo, que prestará todos os esclarecimentos solicitados pelas autoridades".

 

Ainda em nota, a empresa afirmou que preza pela transparência, que o setor de turismo enfrenta uma grande instabilidade na relação oferta-demanda e que a malha aérea não conseguiu acompanhar o aumento no volume de passageiros nos últimos meses. A empresa disse que não parou e não vai parar de operar e acrescentou que, em caso de problemas, tem apresentado três opções para os clientes: prorrogar o prazo para a marcação da viagem por até 12 meses, converter o pacote em créditos na própria agência ou cancelar o pacote e receber o valor de volta em até 60 dias.

 

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
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