terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Sementes misteriosas entregues no Brasil junto a mercadorias têm fungos e ácaro

POR Ana Carolina Morais | 06/10/2020
Sementes misteriosas entregues no Brasil junto a mercadorias têm fungos e ácaro

Reprodução/TV TEM

O

O Ministério da Agricultura afirmou, nesta terça-feira (6), que foram localizados fungos, ácaro e até possíveis plantas daninhas nas sementes misteriosas que estão chegando ao país junto com encomendas feitas por brasileiros. O caso iniciou em agosto, quando vários moradores de diversos estados do Brasil começaram a relatar que estão recebendo pacotes de sementes que não foram encomendados, junto de suas compras internacionais, feitas pela internet.

 

 

Moradores dos Estados Unidos e do Canadá também tiveram casos semelhantes, e a suspeita é que esses pacotes foram enviados de 4 países da Ásia. Até o momento já foram recebidos 258 pacotes de sementes não solicitadas em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Somente o Maranhão e o Amazonas não registraram casos como estes.

 

 

A investigação da pasta da Agricultura está sendo feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, e já identificou, até agora, 3 fungos diferentes em sementes de 25 pacotes, 1 embalagem com ácaro, 4 com possibilidade de ter plantas daninhas não presentes no Brasil e 2 pacotes com bactérias.

 

 

Ainda não foram identificados quais são esses fungos e bactérias, mas o objetivo é que a avaliação das sementes seja finalizada em até 30 dias.

 

 

Fraude

 

O Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) dos Estados Unidos, onde também chegaram estes pacotes de sementes, trabalha com a possibilidade de o acontecimento se tratar de uma fraude conhecida como “brushing”, que consiste no envio de mercadorias não solicitadas, no intuito de registrar compras falsas.

 

 

O governo brasileiro afirma considerar, também, essa possibilidade, e informou que está em colaboração com outros países para que o fato seja investigado.

 

 

As sementes enviadas, na prática do “brushing”, cumprem apenas com a finalidade de não deixar o pacote vazio, e por isso, as autoridades ainda não encontraram sinais de suposta tentativas de bioterrorismo ou contaminação.

 

Cuidados

 

O Ministério da Agricultura reforça para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelo correio de pacotes de sementes que não foram solicitadas, independente do país de origem.

 

 

“Quando o risco é desconhecido, o risco é máximo. Por isso que a gente pede para que a população não plante esta semente. A gente coloca nossa agropecuária em risco, nossas florestas em risco. A gente não sabe o potencial de risco e dano desse material”, informa José Luís Vargas, diretor do Departamento de Serviços Técnicos do ministério.

 

 

Aqueles que receberem esse material deve levá-lo para a Agrodefesa ou para a Superintendência Federal de Agricultura, sendo possível também entrar em contato pelo telefone 62-3221-7200 ou pelo e-mail gab-go@agricultura.gov.br.

 

 

 

Com informações do G1

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: