quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Foto: Reprodução
A segunda superlua de 2025, conhecida como Superlua do Castor, poderá ser observada nesta quarta-feira (5) em todo o Brasil e também no exterior. O fenômeno ocorre quando a lua cheia se aproxima a menos de 360 mil quilômetros da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.
Segundo astrônomos, esta será a maior e mais luminosa lua cheia do ano, permanecendo visível por até três dias consecutivos. A observação poderá ser feita a olho nu, sem necessidade de telescópios, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens.
A superlua acontece quando a fase cheia coincide com o perigeu, ponto da órbita em que o satélite natural está mais próximo da Terra. Nesse momento, a lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.
Embora o termo “superlua” não seja oficial entre os astrônomos, ele se popularizou por traduzir de forma simples esse espetáculo visual que encanta observadores em todo o mundo.
*Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.