sábado, 24 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
A Secretaria da Fazenda alerta que não oferece nenhum aplicativo para pagamento de taxas e tributos, incluindo o IPVA. Após a informação de que mais de 17 mil dispositivos móveis com sistema Android terem sido alvo de ameaças virtuais por conta de aplicativos falsos com os nomes "IPVA" e também "CNH Digital", baixados diretamente da Play Store, a loja oficial de aplicativos do Google, o órgão esclarece para os contribuintes.
De acordo com a secretaria, a consulta ao IPVA 2019 é disponibilizada somente pelo endereço do site do órgão ou pela rede bancária autorizada. Em ambos os casos, é necessário digitar o Renavam e a placa do veículo para realizar a consulta. O pagamento pode ser feito nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou outros canais oferecidos pela instituição bancária e casas lotéricas.
No caso da CNH eletrônica, o aplicativo legítimo se chama "Carteira Digital de Trânsito" e é assinado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), estatal vinculada ao governo federal. Apenas este programa permite gerar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação.
Crime Cibernético
De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança virtual que identificou a fraude, os aplicativos falsos estavam disponíveis da Play Store desde dezembro, mas foram retirados do ar pelo Google por volta do fim de janeiro, após a empresa de tecnologia ser alertada a respeito do problema. Eram cinco programas (dois de "IPVA" e três de "CNH Digital"), todos publicados pelo "Ministério da Tecnologia", que não existe.
Porém, uma vez instalados nos smartphones, começam a exibir propagandas sem a permissão do usuário. Além disso, destaca a Kaspersky, abriam caminho para discadores automáticos e outros programas maliciosos utilizados por invasores para danificar o dispositivo do usuário ou explorar dados pessoais
Como se prevenir
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
24/10/2026
Ouvir música ativa o cérebro, transforma emoções e pode ajudar a regular o humor
Estudos indicam que a audição de músicas mobiliza redes cerebrais corticais e subcorticais, com efeitos sobre humor, frequência cardíaca e liberação de dopamina. A música pode ser uma ferramenta complementar, mas não substitui tratamentos médicos ou psicológicos.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.