quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

SBM lança campanha de acesso ao tratamento do câncer de mama

POR Jornal Somos | 03/10/2018
SBM lança campanha de acesso ao tratamento do câncer de mama
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A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou a campanha “+Acesso para Celebrar a Vida”, dentro das comemorações do Outubro Rosa, mês escolhido mundialmente para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O objetivo é mobilizar as prefeituras e as secretarias municipais de Saúde.

 

A Lei 12.732, em vigor desde 2012, estabelece que o primeiro tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor, de acordo com a necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.


A campanha enfatiza que se as mulheres com câncer forem atendidas rapidamente, terão mais condições para celebrar a vida. O presidente da SBM, Antônio Luiz Frasson explicou à EBC que se o tratamento demora mais de três meses para começar, o prognóstico é pior. “Quando uma mulher com câncer de mama é operada, a radioterapia tem que começar em três meses. Se tiver que fazer quimioterapia, quanto antes começar melhor, mas não deve passar de três meses”, advertiu o presidente da SBM. “É isso que a gente quer chamar a atenção”.


Mamografias

Pesquisa da SBM em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia revela um baixo número de mamografias efetuadas no ano passado por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Foram realizadas 2,7 milhões de mamografias, contra 11,5 milhões previstos. A cobertura foi de 24,1%, inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


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