quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil

São Paulo proíbe venda de animais e estabelece regras rígidas para criadouros

POR Thais Cabral | 10/08/2023
São Paulo proíbe venda de animais e estabelece regras rígidas para criadouros

Foto: Arthur de Souza

F

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que proíbe a venda de animais em pet shops, comércios e por pessoas físicas, no estado de São Paulo.

 

 

O projeto cria o CECA - Cadastro Estadual do Criador de Animais - para supervisionar criadouros e regular a venda de animais, visando combater a exploração comercial prejudicial aos animais. Caso estabelecimento não seja cadastrado, não será permitido a venda. Já a adoção de animais permanece permitida. O autor do projeto, deputado Rafael Saraiva, do União Brasil, justifica que a medida quer combater a exploração comercial, que causa sofrimento aos animais.

 

 

Uma das diretrizes contempladas no texto estipula que os animais devem ser mantidos em condições adequadas, proibindo a exposição em vitrines fechadas ou ambientes estressantes. A venda de pets requer um laudo de saúde e cães/gatos devem ser entregues castrados, microchipados e vacinados aos novos proprietários.

 

 

A multa para quem descumprir a lei será de cerca de R$20 mil, e nos casos de criadouro, o local poderá ter a licença suspensa por um ano.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: